Africa Fama no Facebook

sábado, 14 de novembro de 2015

Nollywood "maior indústria de cinema Africano"


A indústria de cinema da Nigéria explodiu no início da década de 90 e, hoje, está em primeiro lugar no ranking mundial quando o critério é quantidade de filmes produzidos, na frente de Hollywood (Estados Unidos) e Bollywood (Índia). Nollywood produz cerca de 2500 filmes e chega a arrecadar US$ 250 milhões no mesmo período. Num país em que a expectativa de vida é de 50 anos, e a renda de boa parte da população não ultrapassa US$1 por dia, verificar que 90% da população declara assistir a um filme por semana, chega a ser surpreendente.

Os filmes são realizados em diferentes línguas entre elas, inglês, iorubá, hausa e outros dialetos locais e muitos deles, têm forma muito peculiar de leitura e compreensão do mundo, ou seja, distantes da maneira americana e europeia de criar signos audiovisuais.

Os filmes nigerianos sofrem influência do melodrama indiano, das telenovelas latinas, dos filmes de terror de baixo orçamento americanos e britânicos, e dos filmes de gangster de Hong-Kong. Além disso, há produções profundamente enraizadas nas tradições culturais e sociais das comunidades tribais.

Fonte: Revista Raça
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Clique aqui e Fique informado sobre os Famosos Moçambicanos

Postagens populares