Africa Fama no Facebook

sexta-feira, 11 de março de 2016

Biografia da Lupita Nyong'o


Lupita Amondi Nyong'o é uma atriz de origem queniana que venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação no filme "12 Anos de Escravidão" em 2014. O nome Lupita é uma forma carinhosa de se referir à padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe.

A atriz nasceu no México, quando seu pai era professor convidado de Ciência Política na Cidade do México. A família voltou para o Quênia, país de origem, quando ela tinha menos de 1 ano de idade. O pai de Lupita, a segunda de seis filhos, assumiu o cargo de professor na Universidade de Nairóbi.

Em sua infância na África, Lupita teve o primeiro contato com a interpretação. Na escola, ela costumava ser a primeira a escolher os personagens e representar para colegas e familiares. Aos 16 anos, voltou para o México para fazer intercâmbio e estudar espanhol, idioma no qual é fluente, assim com o inglês, swahili e luo, línguas de etnias africanas.

Lupita estudou cinema na Yale School of Drama, na universidade americana de Yale e chegou a fazer figuração, estrelou um curta-metragem, além de trabalhos atrás das câmeras. Atuou no filme "O Jardineiro Fiel", do renomado cineasta brasileiro Fernando Meirelles, em 2005. Em 2008, Lupita estrelou o curta "East River" e em seguida voltou ao Quênia para atuar em uma série da TV local chamada "Shuga". Dirigiu o documentário "In My Genes", lançado em 2009, sobre as pessoas albinas no Quênia.

Entre um trabalho e outro, surgiu o teste para o filme "12 Anos de Escravidão", que lhe rendeu o Oscar. Na mesma categoria, ela ganhou um Globo de Ouro, o Independent Spirit Awards e o Screen Actors Guild Awards, também pelo seu trabalho no filme.

Em 2014, a atriz foi eleita como a mulher mais bonita do mundo pela revista People, desbancando 50 mulheres.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Clique aqui e Fique informado sobre os Famosos Moçambicanos

Postagens populares