Pular para o conteúdo principal

Biografia da Kady


Kady nasceu e cresceu na Cidade da Praia, rodeada de música. A mãe, Terezinha Araújo, foi fundadora e cantora permanente do seminal grupo Simentera - ao lado de outras figuras proeminentes da música tradicional cabo-verdiana como Tété Alhinho e Mário Lúcio - e Kady, desde muito cedo, abraçou a música com paixão, tendo ainda criança feito parte dos Mea-Culpa, banda que reunia os filhos dos músicos e cantores dos Simentera.

Paradoxalmente, num país que é capaz de ter a maior percentagem de talentosos músicos per-capita do mundo, tomar a decisão de se dedicar à música a tempo inteiro é ainda difícil, morosa e dolorosa.

Mas Kady nunca teve dúvidas quanto a isso: na adolescência - e depois de ter alcançado o prémio de Melhor Voz Infantil de Cabo Verde, no Festival Internacional dos Pequenos Cantores- atreveu-se a ser vocalista de um grupo rock, os Blende, e fez teatro. 

Já adulta, Kady apostou na formação musical e estudou na Weslyan Univeristy do Connecticut (Estados Unidos), Brasil e Portugal, tendo feito coros para outros cantores e compositores cabo-verdianos da nova geração como Djodje, Dani Santoz, Sara Alhinho ou Ricky Boy.

Agora, com o seu próprio e pessoal caminho aberto e trilhado ao longo de quase uma vida inteira de música e de músicas, Kady apresenta-nos "Kaminho", um álbum maduro, pensado, maturado em longas horas de criação, ensaios e gravações, em que a sua voz é protagonista de canções escritas e compostas por ela e por Djodje (Marta), que é também o produtor do álbum.

Feito de experiências e de escolhas, de cumplicidades e afectos, "Kaminho" junta o melhor da música cabo-verdiana cantada no crioulo deste país às grandes músicas negras norte-americanas, frutos diversos mas irmãos da mesma árvore africana.

By: António Pires - (Music Journalist)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...

"Eu sou o maior artista da Nigéria"- Davido

O artista nigeriano, David Adeleke , mais conhecido nos palcos como Davido , afirmou recentemente numa entrevista que ele é o maior cantor da Nigéria. Davido fez essas declarações no canal Ndani  Tv, apresentado por Bolanle Olukanni , onde disse que é o melhor artista na Nigéria e ainda disse que contra factos não há argumentos. Além disso, Davido declarou que não fala de dinheiro, mas sim de popularidade , fama e sucessos, sublinhou ainda que ele é o maior do que qualquer um em todas as suas ramificações da música nigeriana .