Pular para o conteúdo principal

Saiba a razão pela qual o povo Himba na Namíbia não toma banho



A Namíbia, um país na parte sul da África, o lar e a terra dos valentes, por todos os padrões é um país bonito. Uma vez que obteve a independência da África do Sul em 21 de março de 1990, após a guerra de independência namibiana, a Namíbia registrou sua presença na arena mundial.

A Namíbia é membro de organizações globais importantes, incluindo a União Africana, Nações Unidas, Conselho de Desenvolvimento da África do Sul, apenas para mencionar algumas. Além disso, além das gloriosas montanhas que pontilham a bela paisagem do país, o Fish River Canyon, as planícies de grama dourada do Kalahari, a vida selvagem, como os rinocerontes negros, os elefantes, os grandes gatos, etc., todos fazem da Namíbia um destino turístico interessante.

Além de tudo isso, no entanto, a natureza espetacular e o costume da tribo Himba na Namíbia a levaram ao foco internacional especialmente nos últimos tempos.

Os povos de Himba que também são considerados os povos Omuhimba ou Ovahimba são indígenas da Namíbia que vivem na parte norte da Namíbia, especialmente na região de Kunene. Os números são grandes o suficiente para formar uma cidade-estado.

O que torna essa tribo tão popular tem a ver com sua maneira de viver, roupas, economia e costumes interessantes. Uma das videiras é que eles oferecem aos convidados de sexo de graça e outro ponto é que eles adornaram cada bebê recém nascido com colares de contas. Mas há outros fatos interessantes sobre eles.

Assim como os japoneses que viveram isoladamente durante grande parte da história sob o Shogunate de Tokugawa, o povo de Himba praticamente vive em isolamento e desconfiar de contatos externos. Embora envolvam cooperação com tribos vizinhas; eles resistiram a qualquer forma de contaminação de suas crenças e cultura. Isso é bastante curioso em uma era nuclear.

O povo Himba é predominantemente agricultor. Eles criam diferentes raças de gado, especialmente cabras, gado, ovelhas, etc. As mulheres estão em grande parte preocupadas com a coleta de lenha, abastecimento de água doce para consumo, cozinhar e servir refeições e se engajar em outras formas de artesanato.
Alguns deles são socialmente inclinados e religiosos, adorando os deuses de seus antepassados.O povo de Himba acreditava na poligamia e muitas de suas jovens se casaram com uma idade precoce. Isso não é peculiar a eles, já que as tribos africanas mais tradicionais ainda praticam esse costume.

Não é o caso no entanto que eles não banham, mesmo que não seja com água. Uma das razões pelas quais o povo Himba não se banha com a água é devido às suas condições climáticas severas à medida que vivem em um dos ambientes mais extremos da Terra. O clima áspero do deserto e a indisponibilidade de água portátil impedem que eles tenham um banho de água "normal". No entanto, eles pareciam extremamente bonitos com suas roupas tradicionais, algumas das quais expuseram seus corpos especialmente as mulheres.

A falta de banho, no entanto, não resultou em falta de higiene pessoal à medida que aplicam ocre vermelho na pele e participam de um banho de fumaça diariamente para manter sua higiene.

Reuben Coussement descreveu este processo, "eles colocam um pouco de carvão ardente em uma pequena tigela de ervas (principalmente folhas e pequenos ramos das árvores de Commiphora) e aguardam a fumaça subir. Depois disso, eles se curvarão sobre a tigela para fumar e, devido ao calor, começarão a transpirar. Para uma lavagem completa do corpo, eles se cobrem com um cobertor para que a fumaça fique presa debaixo do tecido ".

Em todos estes, no entanto, o povo Himba é uma das tribos mais calorosas da África e é cortês para estranhos e visitantes. No entanto, franzem o cenho em qualquer coisa que ameace seus valores e tradições culturais. Suas frustrações em algumas intervenções do governo namibiano, governos da Noruega e da Islândia, entre outros, são evidências desse fato.


Fonte: Face2Face

Comentários

  1. Publicações interessantes mas, por favor estejam atentos com os erros antes de publicarem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe ficar o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista c...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...