Pular para o conteúdo principal

Tekno pela primeira vez em Moçambique


Pela primeira vez em Moçambique, o músico e dançarino nigeriano Tekno vai actuar na cidade de Maputo. O concerto marcado para o dia 28 de Setembro próximo, no Campo de Maxaquene, é mais uma proposta da BDQ Concertos e, assim, encerra este ano o ciclo de espectáculos para um segmento mais alargado da sociedade, depois do fabuloso espectáculo de Matias Damásio e o recém criado Maputo International Festival.

Aguarda-se uma noite singular, até porque a vinda de Tekno é resultado do pedido do púbico, tendo em conta o seu ritmo, que se viralizou no mundo e em Moçambique não foi excepção. Depois de Davido, em 2017, os moçambicanos continuaram sedentos de espectáculos com astros nigerianos, eis que a BDQ fez um estudo para apurar quem seria o artista praticante de naija que o público aplaudiria, dai que optou pelo autor de “Pana”.

Ainda que “Pana” tenha sido seu grande sucesso e, por isso, o pretexto da sua internacionalização, Tekno é autor de muitos outros hits bem conhecidos e aplaudidos no país. “Yawa”, “Diana”, “Jogodo”, “Duro”, “Rara” e “choko” são alguns exemplos de músicas muito bem conseguidas pelo jovem de apenas 27 anos. 

O concerto marcado para as 20h00 prevê-se alargar até às 4h00, onde o naija vai se cruzar com ritmos moçambicanos e sul-africanos. É por isso que Belmiro Quive, produtor do concerto, assegura um grande espectáculo, “com muita emoção, muita música, muita dança porque Tekno, por si só, é um 'show man', é um grande dançarino e um grande cantor”. 

Na lista de convidados consta uma vasta nata de músicos moçambicanos e sul-africanos: Mr. Bow, Twenty Fingers, Ubakka e Humberto Luís são os jovens cantores que vão subir ao palco para representar a nossa música em diferentes abordagens. Dj Dilson e Dj Faya juntam-se aos sul-africanos Dj Maphorisa e Dj Prince Kaybee para uma perfomance com os dedos, a sugerir uma mistura sonora impecável. 

Este espectáculo é um presente para o público mais alargado que acompanha a BDQ ao longos dos seis anos de espectáculo, em que a plataforma “Moments os Jazz” sempre garantiu concertos de jazz e suas variantes, tornando-o um segmento mais fechado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.