Pular para o conteúdo principal

"Mandela é um herói Sul Africano e não um herói Africano"

A verdade esmagadora é que alguns líderes elevados pela média Ocidental como heróis Africanos, foram líderes que permitiram a presença colonial e estrangularam a marcha do espírito revolucionário Africano que visava extirpar a presença ocidental dos ciclos de poder e decisão do continente, heróis nacionalistas com uma visão de África para os Africanos, foram sistematicamente silenciados e não são reverenciados pela média Ocidental, exemplo na África do Sul Steve Bantu Biko por sua postura revolucionária e Nacionalista, sua visão politica visava desmantelar a visão colonial sobre o Africanos, independente de serem Sul Africanos ou não, o mesmo para Lumumba,Sankhara,Amilcar Cabral, sua visão era baseada na visão e união do continente entenderam a união e Africa como pressuposto essencial para libertação e desenvolvimento dos povos,hoje mandela é mas revernciado do que Biko.

Isidro Fortunato

Eu sempre vou respeitar Nelson Mandela. Ele era um homem amável, com uma grande capacidade de perdoar, uma alma gentil e um ser humano muito especial. Mas por favor não chame Mandela de herói Africano.

Mandela nunca fez nada por África como um continente, e ninguém esperava que ele o fizesse. Mandela fez muito pela África do Sul, ele é um herói nacional para os Sul Africanos, mas não um herói continental.

O facto de Mandela ser mais reverenciado do que Sankara, Nkurumah, Ahmed Sékou Touré, Nyerere, Samora Machel e Lumumba no continente Africano deve nos fazer começar a avaliar onde nós como pessoas retiramos as nossas informações.

Mais uma vez repito, Mandela era um grande ser humano, era um homem como poucos, poucas pessoas podem ser como ele, mas quando se trata de lutar pelo continente africano como um povo só, quando se trata de lutar por África para além das fronteiras e barreiras coloniais, Mandela nunca fez parte desta luta.

Se você tiver evidencia que prove o contrário, eu estou disposto a ouvir e a mudar minha opinião sobre o assunto.

A África do Sul deve idolatrar Mandela, tanto quanto necessário, mas para o resto de NÓS africanos colectivamente, se você está à procura de um líder, há Nkurumah, há Abdel Nasser, há Thomas Sankara, há Patrice Lumumba, há Samora.

Os Heróis africanos não são aqueles que apenas tiveram uma visão para seu povo, um herói africano deve ser aquele que olhou para todo o continente e lutou A PENSAR no bem estar de todos os povos que compõem este imenso continente, lutou a pensar em cada cada etnia, cada nação, como se fizesse parte de sí.

Aquele que fez discurso apenas para seu povo, que lutou apenas para seu povo não pode ser considerado herói africano.

Este post não é para enfraquecer a imagem de Mandela, mas para informar e ensinar a diferenciar heróis nacionais que seus feitos ressonaram mundo afora e heróis continental, não podemos continuar a confundir estes dois conceitos.

Afinal não podemos considerar herói de um continente inteiro alguém, que por mais grandiosa que sua luta tenha sido, apenas lutou a pensar na libertação e nos direitos de um povo especifico MAS sim aqueles que olharam África como um e lutaram e deram sua vida por África como um podem ocupar o panteão sagrado dos heróis de todos povos AFRICANOS.

Mandela foi um grande homem, um grande herói sul africano pena que a imagem do MANDELA como um herói Africano do perdão tenha sido fabricado pelo Ocidente, para ser utilizado como espelho manipulador das mentes dos jovens africanos.

Adaptado do texto da página africlandpost

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.