Pular para o conteúdo principal

Algo Desconhecido: Uma nova aposta na cultura angolana


Wilson Dorani Lucas Canzaia (Algo Desconhecido) é um cantor e produtor, nascido aos 02 de Março de 1992 na província de Luanda em Angola.

Desde cedo se interessou pelo mundo da música e do espectáculo. Ainda criança, aprendeu a entreter público através da dança Kuduro.

Depois de uma pausa como dançarino de rua começou a dar os primeiros passos na sua carreira artística aos 11 anos de idade e nasceu o amor pelo Kuduro como música, desenvolvendo o conhecimento por esta cultura, nascendo aí a Família Caleb em 2003, juntamente com Aissí No Beat e Stácio Da Lei, foram criados em Luanda no Bairro Gamek A Direita, e surgiram depois em 2007, Os APS(Amigos Para Sempre), uma dupla formada com o seu amigo Stácio Da Lei, influenciados pelo Kuduro e por vários estilos musicais (Rap, Dance, Pop, funk, Afro House e ragga). Na altura a sua actividade incidia principalmente em actuações ao vivo para comunidades, escolas, etc., utilizando a música e a dança como elo de ligação entre as culturas Africanas e Ocidentais, sempre com uma contagiante presença em palco.

A sua determinação e perseverança levaram ao surgimento em 2010 do contrato com a produtora KIAME PRODUÇÕES. Participaram em 2010 no álbum “Projecto A Cara do Gueto” e gravaram o seu 1º EP ORGULHO DA GAMEK, lançado em 2014 na internet, que apresenta um novo e original som, caracterizado pela fusão de ritmos que os APS souberam trazer ao KUDURO misturado com Rap que faziam e veio, através da experiência que o grupo foi adquirindo, para mostrar a especifidade e a diferença. Este trabalho levou- os a uma digressão nacional que passou por Luanda, Namibe, Huambo, Bengo, Kwanza Norte e Kwanza Sul.

O grupo uniu-se a produtora AKI KUIA MUSIC em 2013, depois a Roder Business & Entertainment em 2014.

APS 12 ANOS DEPOIS, é o segundo EP do grupo lançado em Julho de 2015, com um notório amadurecimento profissional e musical, e com algumas agradáveis surpresas. Neste Trabalho os APS contaram com as participações de artistas convidados, como: Excelente e Sennin. O EP foi inicialmente lançado na internet, em Julho de 2015.

O grupo tem no seu curriculum um grande número de shows, entre eles destacam-se:
• Lançamento do livro da escritora Kamguimbo Ananás (Luanda)
• Festival Internacional da luta contra o SIDA (Huambo)
• Inauguração de uma escola comunitária na comuna de Quicabo (Bengo)
• Festa da Paz (Namibe)
• Encerramento das festas do Mar (Namibe)
• First Party 2013 (Huambo)
• Show do Papitchulo (Luanda)
• Gala de Abertura da Casa de Zouk (Luanda)
• Show dos Lambas (Luanda) 
• Festas da Cidade Do Dondo(Kwanza Norte) e ainda viagens para as províncias de Malange, Kwanza-Sul e Benguela.

Como produtor, Algo Desconhecido, em 2013 lançou pela a KIAME PRODUÇÕES o Albúm intitulado “PROJECTO LIGA EXTRAORDINÁRIA 2013: CONFERÊNCIA DOS REIS”, que conta com as participações de Guelor Nkay, Andersson Klaffel, As Team Angel, Sennin, Arletcheck No Beat, Os APS, André Kebra, Avô Do Arraso, Os Namyer, Ruff Tools, Ya Yank, BRUNDOLAS like
Em 2014 lançou pela a mesma produtora o Albúm intitulado “PROJECTO LIGA EXTRAORDINÁRIA 2014: TIME DO PESADELO", que conta com as participações de Man Gerunto, Shelby Da Mata, Hochi Fu, Dope Girlz, Fukin Dopez, Arletcheck No Beat, Graveland, Os Dilemas, Os APS, Sennin, New Style.
Em Janeiro de 2015 nasceu o OUTRO MUNDO, uma produtora vocacionada a produção musical para o lançamento e promoção de novos talentos da música angolana e não só em várias vertentes. em Fevereiro de 2015 lançou a sua primeira Beat-Tape intitulada "BEATS D'OUTRO MUNDO VOL.01" com 7 instrumentais produzidos por ele, seguindo-se no mesmo ano em Dezembro o PROJECTO LIGA EXTRAORDINÁRIA 2015, album cujo lançamento “ISSO É OUTRO MUNDO” teve uma boa recpção por parte dos ouvintes por apresentar uma certa maturidade como produtor musical e conta com as participações de Sennin, Telmo Maica, Raffia Freezzy, Os APS, Avô Do Arraso, Andersson Klaffel, Ruben Shine, Arletcheck No Beat e Senhor Azald(já falecido).
Em Janeiro de 2016 é lançado a sua primeira música a solo intitulada “DEUS É MÔ WI” , com este trabalho Algo Desconhecido faz uma incursão do seu carácter musical e da sua personalidade deixando transparecer ao público a maturidade do artista e a confiança do espaço conquistado no “music hall” ao longo dos anos. A palavra ISSO É OUTRO MUNDO vem se tornando um slogan muito usado nos últimos tempos, principalmente nas redes.

Atualmente assume-se como produtor, cantor, bacharel em engenharia de redes e telecomunicações e dono do OUTRO MUNDO. 

Algo Desconhecido- Deus é Meu Wi:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.