Pular para o conteúdo principal

Festival de Nha Santa Catarina termina com muita música e civismo


O festival de música de Nha Santa Catarina terminou hoje, depois de dois dias de muita música, abrilhantados por artistas locais e nacionais e com a organização e o público a darem nota positiva ao certame.
O palco do festival recebeu no primeiro dia os artistas Nissah Barbosa, Tó Semedo, Jennifer Dias e hoje foi a vez de Djenio Semedo, Elida Almeida, Dynamo, Fidjus di Code de Dona, Somarots, batucadeiras e Zé Espanhol. 
Para o cantor cabo-verdiano Djenio Semedo, residente na Holanda, é sempre bom participar nas festividades da sua santa padroeira, indicando que o festival foi "um momento de muita partilha". “O show correu como previsto, porque Assomada tem o seu ´power´, estamos sempre abraçados. Fico emocionado ao ver pessoas que moram distantes, mas que hoje estiveram aqui comigo (...), porque também sou filho de Santa Catarina”, disse. 

Dynamo, que está em Cabo Verde para promover o seu novo trabalho “ Aperta”, atuou pela primeira vez no palco de Santa Catarina e segundo disse foi “espetacular”, apesar de no início, sublinhou, o público "esteve pouco vibrante, mas aos poucos foram soltando". 

Elida Almeida, mais uma vez fez-se presente neste certame e ao raiar do sol, a menina de Santiago dançou e cantou os seus sucessos, mas foi em “ Tá consegue” que Elida levou o público a chorar de tanta emoção. 

“É gratificante esperar todo esse tempo para atuar, porque o público cantou juntamente comigo. Por isso fico sem palavras. Fico emocionada quando o público chora, principalmente homens. No início eu chorava com eles, mas agora aprendi a controlar as minhas emoções”, disse. 

No final do festival, o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Alves, fez um balanço “muito positivo”, pois segundo disse todas as atividades programadas decorreram na normalidade. 

“O festival teve uma boa organização, mas, acima de tudo, registámos muito civismo por parte do público. Foi muito animado e decorreu com muito brilho e é isso que esperamos que aconteça em todas as atividades que vamos organizar, para que todas as pessoas que vieram para a cidade se sentam seguras, se divirtam e regressem em paz”, disse. 

Hoje, a festa em honra de nha Santa Catarina continua com uma feira de livro e de banda desenhada, no átrio da Câmara Municipal. Ainda na praça de Assomada decorre também uma amostra paraolímpica.

SAPO c/ Inforpress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.