Pular para o conteúdo principal

Saray Khumalo é primeira mulher africana a chegar ao pico do Evereste


Saray Khumalo, de 47 anos, entra para história ao chegar ao teto do mundo nos Himalaias, no dia 16 de maio (2019), depois de três tentativas falhadas em anos anteriores.
A alpinista sul-africana tornou-se a primeira mulher negra a chegar ao pico do Evereste, na cordilheira dos Himalaias, segundo os organizadores da expedição. Khumalo tocou o teto do mundo, a uma altura de 8484 metros, depois de ter falhado três tentativas em anos anteriores, noticiou o Le Monde Afrique.
O departamento nepalês do turismo confirmou o feito. “Saray N’Kusi Khumalo é a primeira mulher africana a atingir o Evereste em nome da promoção do acesso à Educação das crianças de África”, saudou o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa no Twitter. “Ela prova-nos que a coragem e a preserverança permitem realizar grandes ambições”.
A alpinista sul-africana usa a publicidade em torno das suas expedições para angariar fundos que servem para financiar bibliotecas públicas para crianças africanas. Em 2017, Khumalo teve de renunciar à glória a poucos metros do pico do Evereste por causa de ventos fortes e de frieiras nos dedos. Dois anos antes, a sua expedição fora anulada depois do grande tremor de terra que sacudiu o Nepal.
A primeira tentativa de Saray Khumalo, em 2014, foi abortada por causa de uma avalanche que matou 16 guias. Foi então que a alpinista sul-africana decidiu fixar-se no objetivo de alcançar os mais altos picos montanhosos dos cinco continentes. Já chegou ao Kilimandjaro (Tanzânia), ao Aconcagua (Argentina) e ao Elbrouz (Rússia).
O MEU SONHO É IR SEMPRE MAIS ALTO E MAIS LONGE, ENQUANTO VIVER. APONTO ASSIM A ESTRADA PARA OS MEUS FILHOS E PARA AS PESSOAS COMUNS PARA QUE TOMEM CONSCIÊNCIA E ACEITEM QUE AS PESSOAS COMUNS PODEM ALCANÇAR OS PICOS MAIS INATINGÍVEIS
Em 2003, o alpinista também sul-africano Sibusiso Vilane tornou-se no primeiro homem negro a atingir o cimo do Evereste. Todos os anos centenas de alpinistas aventureiros de todo o mundo apresentam-se no Nepal, entre abril e maio, a estação mais favorável, para subir o Evereste.
Fonte: Bantumen

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.