Pular para o conteúdo principal

"Os pretos-africanos foram todos moldados pelas concepções teológicas da religião cristã"


Por: Simão Bengui Eduardo II (2019)

"Os pretos-africanos foram todos moldados  pelas concepções teológicas da religião cristã seja ela católica ou  protestante. 

Estas duas instituições coloniais presentes em África mudaram significativamente o curso dos acontecimentos em África, e ao mesmo tempo servem de plataformas ideológicas permanentes para o sucesso do sistema Racista na mudança de percepção dos Africanos na compreensão da história e no resgate das migalhas culturais que restaram em África. 

Hoje é difícil tentar elevar a mentalidade dos pretos para uma consciência crítica quanto a sua condição neste mundo. É difícil mudar a mentalidade dos Africanos voltadas a si mesmo para terem uma visão diferente sem as ampolas dogmáticas do cristianismo. A religião do colonizador ofereceu aos africanos uma estrutura mental e de pensamento para serem submissos a todas as suas narrativas, seja no campo da ciencia ou mesmo pela via da cultura. É difícil mostrar isso hoje, tanto para os Africanos que nasceram em África outros na Diaspora o sistema de pensamento é o mesmo, todos foram configurados na estrutura dogmática da religião. 

Os que se encontram no continente  estão muito mais centrados e perdidos nas narrativas míticas do cristianismo, tudo que a Bíblia apresenta para os que foram colonizados é verdade, já não há motivos para duvidarem e saberem um pouco dos preceitos das suas próprias tradições.

Quando os Europeus olham para a África hoje se orgulham com processo organizativo de todo sistema racial de domínio nas terras de África. A evangelização dos pretos surtiu os seus efeitos. Os missionários cumpriram com a sua missão de destruírem o pensamento dos negros e as suas tradições. Todo o tipo de discurso ganha sustentação olhando para o comportamento dos que são produto final da evangelização, se olharmos para o passado não há muita diferença com os reis do Congo que destruíram suas tradições e aceitaram a religião do Colonizador que trouxe a visão do mundo que os descendentes têm hoje.

De certa forma todos processam e destilam os dogmas da religião cristã. Na Diaspora os pretos Africanos em vez de defenderem suas tradições e crenças dentro do sistema espiritual que se chama candomblé ou casa Ubuntu perseguem todas estas tradições e corroboram com o Estado racista do Brasil. Em África onde esta fonte de todas estas tradições os nativos demonizam ainda mais o  que restou e o que não sabem e não têm conhecimento. Só se reproduz o discurso do cristianismo e as suas narrativas de afirmação no combate ao paganismo. Tudo porque a forma de pensar dos oprimidos e as cadeias de percepção e noções que usam para interpretar o mundo é a religião cristã que elabora. Todos neste continente são ensinados a terem uma visao mecânica da existência tendo como o suporte a Bíblia. 

Os da Diáspora se encontram presos na mesma estrutura, e na África os nativos reproduzem o mesmo sistema de pensamento religioso dogmático sem no entanto saberem que estão servindo uma religião que perseguiu/e persegue suas tradições e crenças assim como a sua cosmovisão. O ciclo se repete sempre, os colonizados sentem orgulho e sentem-se felizes com tudo que os Europeus fizeram na África."

Comentários

  1. Qual é a razão da sua existência?
    Quem te da vida?
    Quantos cabelos têm na sua cabeça?
    Esse texto que o senhor acabou de redigir, não diz do que você mesmo acredita dentro de si tem duvida e perguntas que não tem resposta.
    Que essas respostas não são encontradas cepticamente, e sim mediante a fé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe ficar o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...

"Eu sou o maior artista da Nigéria"- Davido

O artista nigeriano, David Adeleke , mais conhecido nos palcos como Davido , afirmou recentemente numa entrevista que ele é o maior cantor da Nigéria. Davido fez essas declarações no canal Ndani  Tv, apresentado por Bolanle Olukanni , onde disse que é o melhor artista na Nigéria e ainda disse que contra factos não há argumentos. Além disso, Davido declarou que não fala de dinheiro, mas sim de popularidade , fama e sucessos, sublinhou ainda que ele é o maior do que qualquer um em todas as suas ramificações da música nigeriana .