Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: a incrível recuperação de um homem de mais de 100 anos na Etiópia

A recuperação da covid-19 de um homem etíope de mais de 100 anos de idade impressionou a equipe médica que o tratou.
A família de Aba Tilahun Woldemichael diz que ele tem 114 anos, o que o tornaria o homem mais velho do mundo, mas não há certidão de nascimento para confirmar sua idade.
Embora o hospital não possa confirmar que seu paciente tem 114 anos, a equipe médica diz que ele definitivamente tem mais de 100 anos e estima que ele tenha 109.
Pessoas com mais de 80 anos são consideradas as mais vulneráveis ​​ao vírus.
Woldemichael, que é um monge cristão ortodoxo, agora está sendo tratado em casa, por seu neto.
Quando eu estava no hospital, orava a Deus pedindo saúde. Eu chorava e rezava para que todo o país ficasse saudável novamente", disse ele à BBC.
O monge testou positivo para o vírus quando ocorreu um processo de triagem aleatória em seu bairro na capital, Adis Abeba, e foi internado no hospital antes que os sintomas aparecessem, disse Hiluf Abate ao programa Newsday da BBC.
Isso permitiu à equipe médica se adiantar com o tratamento e monitorar de perto o idoso, acrescentou.
Quatro dias após sua internação na enfermaria de coronavírus do hospital Yeka Kotebe, a condição de Aba Tilahun se deteriorou, e ele passou a receber oxigênio, disse Hiluf.
Ao todo, ele passou 14 dias no hospital e foi tratado com oxigênio por mais de uma semana.
Ele também recebeu antibióticos e a droga anti-inflamatória dexametasona, que tem sido aclamada como um tratamento inovador para pacientes hospitalares gravemente doentes com a covid-19.
A Etiópia, que tem restrições para conter o coronavírus, registrou mais de 5.000 casos confirmados e 81 mortes.

Tempos conturbados

Em sua juventude, Woldemichael se mudou do sul da Etiópia para Adis Abeba e viveu tempos tumultuados em seu país.
Ele testemunhou a ocupação italiana entre 1935 e 1941, a derrubada do imperador Haile Selassie em 1974, o colapso do regime marxista Derg em 1991 e agora, sobreviveu à covid-19.
Durante anos, viveu uma vida simples como monge; "Aba" é um título que significa "Pai".
Quando era mais novo, trabalhou como eletricista, pintor de casa e "faz-tudo", disse seu neto de 24 anos, Binyam Lulseged Tilahun, à BBC.
Seu avô está indo bem e parece saudável, apesar da idade, mas os efeitos secundários do vírus enfraqueceram sua voz, acrescentou Binyam.
A fim de conter a propagação do coronavírus, a Etiópia introduziu um estado de emergência em abril que fechou escolas e playgrounds, proibiu grandes reuniões e eventos esportivos e reduziu o número de passageiros no transporte público. Mas as empresas permaneceram abertas.
Fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din...