Pular para o conteúdo principal

Malawi: Partido da oposição volta ao poder


O Partido do Congresso do Malawi é o partido fundador do Malawi mas encontrava-se na oposição há 26 anos. Em 1964 levou o Malawi à independência sob a presidência de Hastings Banda e governou o país num sistema unipartidário até 1993 quando perdeu um referendo constitucional. No ano seguinte perdeu as eleições e esteve na oposição até hoje.
Hoje, após 26 anos na oposição, o partido de Lazarus Chakwera volta ao poder. O líder da oposição Lazarus Chakwera é o novo presidente do Malawi, depois de confirmada a sua vitória pela Comissão Eleitoral do Malawi na noite de sábado. Este domingo, Chakwera, prestou juramento como novo presidente do país para um mandato de cinco anos.
Com 65 anos de idade e líder do Partido do Congresso do Malawi, Lazarus Chakwera venceu com 58,57% dos votos. O seu adversário e  presidente cessante, Peter Mutharika, de 79  anos, obteve  cerca de  40%  dos sufrágios. Os  resultados eleitorais  foram  confirmados no sábado pelo presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, Chifundo Kachale.
No seu discurso de tomada de posse, na Praça da Liberdade em Lilongwe, Chakwera disse sentir-se honrado e ter “imensa gratidão” pela confiança que o eleitorado lhe deu.
“Com a vossa ajuda vamos restaurar a fé de uma nova geração na possibilidade de haver um governo que serve e não um governo que manda”, disse o novo presidente.
O antigo Chefe de Estado Peter Mutharika que, no sábado, afirmara ter havido irregularidades no escrutínio, não se pronunciou sobre o triunfo eleitoral de Chakwera. O antigo Chefe de Estado Peter Mutharika, afirmou que as eleições foram “as piores da história do Malawi”.

Mutharika disse terem-se registado irregularidades nas eleições de terça-feira, incluindo violência e intimidação contra monitores eleitorais do seu partido mas isso foi rejeitado pela comissão eleitoral.
O seu partido, DPP, (Partido Democrático Progressista) exigiu a anulação pura e simples da eleição de 23 de Junho de 2020, o que, segundo os analistas  locais, é o prenúncio à  uma nova  batalha perante a justiça do Malawi.
Contudo os mesmos analistas, consideram que depois da anulação da eleição de 21 de Maio de 2019, que tinha proclamado Peter Mutharika como o vencedor, as  hipóteses de um terceiro escrutínio são remotas.
Filho de um  agricultor, Lazarus Chakwera é formado em filosofia e teologia, e antes de enveredar pela carreira política foi, entre 1989 e 2013,presidente  das  Assembleias de Deus do Malawi, assim como militou no Comité para os Assuntos Públicos, um  grupo de orientação religiosa para a defesa dos direitos humanos.
Lembre-se que a eleição presidencial, foi disputada novamente no dia 23 de Junho, depois da anulação pelo Tribunal Constitucional, em Fevereiro, do escrutínio organizado em 21 de Maio de 2019, por fraude.
Fonte: Opais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21 filmes para entender a relação da comunidade negra com sua cultura e com o racismo

Estamos em 2019, mas a presença negra nos cinemas e no universo do entretenimento em geral, ainda é um obstáculo longe de ser superado, como nós já vimos em  alguns casos recentes . Mas há uma forte cena representativa da comunidade surgindo nos últimos anos, com filmes que   fizeram sucesso e marcaram   presença firme  nas principais premiações hollywoodianas. Os filmes retratam a problemática de raça com os mais diversos pontos de vista, ajudando a enriquecer o debate em cima da valorização da identidade preta e também dando contexto histórico para quem quer entender um pouco mais sobre o tema. Veja abaixo: 1.  Pantera Negra  O primeiro filme solo deste herói da Marvel traz uma ode ao protagonismo negro nas telonas. Na história, T’Challa (Chadwick Boseman), retorna ao reino de Wakanda após a morte do pai para participar da cerimônia de coroação. O longa faz menções claras sobre a evolução tecnológica dos países africano, além de trazer um ponto de vista crítico sobre a relação entre

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din

Morreu o ator Nigeriano, Dede One Day

A indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood , tem sido jogado em uma nova rodada de luto como um popular ator cômico, Dede One Day foi dado como morto. Dede One Day, que se tornou popular por sua " Laugh With Me work ", passada, depois de enfrentar com sangue alta pressão esta manhã, 14 de dezembro, depois de executar um evento ontem. Ele sofria de pressão arterial , nu evento começou a sentir se mal e foi levado às pressas para o hospital e mais tarde morreu.