Pular para o conteúdo principal

Conheça Soraya Odia e saiba a ideia principal das fotos

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Nizar Saleh.  Estamos falando, é claro, das fotos em que conseguimos ver uma jovem "vendendo" livros e que lhe.

A ideia principal por trás dessas fotos era de monstrar que o ser humano não deve apenas nutrir seu corpo, mas também alimentar sua mente com os livros que são o próprio símbolo do pensamento transcrito.

Quanto a esta magnífica jovem, activista apaixonada por belas letras, e Secretária-Geral Adjunta da associação MULHERES DE CARTAS CONGOLESAS (FELCO), segue o seu perfil.

Soraya Odia, mais conhecida por seu nome artístico MAJUSCAUX, é uma autora e blogueira congolesa (RDC), nascida em 1996.


Soraya fez sua estreia literária em 2012, ganhando o terceiro prêmio no concurso Novas Plumas Conscientes.  Em 2017, voltou à cena literária como caçadora com Lipoposlam.

Desde então, ela tem participado de vários projectos no mundo literário evoluindo como um slammer com Aperoesie e Concert de mots que são organizações que trabalham para promover belas letras em Kinshasa.

Soraya também participou de workshops de redação organizados pelo Instituto Francês de Kinshasa e pela Tarmac des Authors.

Soraya também é ativista literária. Em 2017, ela criou o blog literário "Majuscaux" https://msha.ke/majuscaux para compartilhar suas leituras e promover a literatura para seus compatriotas.


Depois de obter seu diploma de bacharel em gerenciamento de projectos em setembro de 2019, Soraya Odia criou um clube do livro onde jovens entre 20 e 30 anos que moram em Kinshasa se encontram uma vez por mês para discutir suas leituras.

Em fevereiro de 2020, Soraya se apresentou na noite de encerramento do Festival do Livro de Kinshasa como um slammer.

Sempre com o objectivo de promover a literatura, em abril de 2020, criou um canal no Youtube, https://www.youtube.com/c/Majuscaux denominado "Majuscaux", onde fala sobre literatura africana e congolesa.  Seis meses após sua criação, o canal conta com mais de 950 inscritos.

Desde maio de 2020, Soraya iniciou um projeto que lhe permite combinar seu conhecimento em gestão de projetos e seu ativismo literário;  mantém uma biblioteca circulante na cidade de Kinshasa.

Fonte: A Vida Negra Importa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...

"Eu sou o maior artista da Nigéria"- Davido

O artista nigeriano, David Adeleke , mais conhecido nos palcos como Davido , afirmou recentemente numa entrevista que ele é o maior cantor da Nigéria. Davido fez essas declarações no canal Ndani  Tv, apresentado por Bolanle Olukanni , onde disse que é o melhor artista na Nigéria e ainda disse que contra factos não há argumentos. Além disso, Davido declarou que não fala de dinheiro, mas sim de popularidade , fama e sucessos, sublinhou ainda que ele é o maior do que qualquer um em todas as suas ramificações da música nigeriana .