Pular para o conteúdo principal

Saiba o que está acontecer na Nigéria e o que é ENDSARS


Provavelmente, ao longo dos últimos dias, viste desfilar no teu feed de redes sociais a hashtag #ENDSARS e algumas publicações sobre a necessidade de acabar com a Brigada Especial Anti-Roubo (SARS na sua sigla em inglês) nigeriana.

Várias celebridades, como Burna Boy, Davido, Diddy, Drake, Viola Davis, entre muitos outros, recorreram às redes sociais para expressar o seu apoio ao movimento, que neste fim-de-semana viu despoletar uma série de protestos no país. No domingo, 11, foi entretanto anunciado que a Nigéria dissolveu a força policial especial.

Uma diretriz presidencial especial ordenou a dissolução imediata da Brigada Especial Anti-Roubo (Sars), de acordo com um tweet do presidente Muhammadu Buhari, sublinhando que “o Inspetor-Geral da Polícia comunicará novos desenvolvimentos a esse respeito”.

Após o suposto assassinato de um homem por um oficial no sul da Nigéria, milhares de pessoas acorreram às ruas do país para protestar contra a brutalidade policial e exigir a abolição total do SARS. Muitos outros usaram a hashtag #EndSARS para partilhar histórias de alegadas extorsões, tortura, desaparecimentos e até assassinatos cometidos por membros daquela unidade.

Com os protestos virtuais a ganharem uma amplitude internacional, tendo sido realizadas manifestações em vários países além da Nigéria, empresas financeiras e da indústria cinematográfica lançaram várias campanhas de angariação de fundos de apoio aos manifestantes nigerianos.

Nesta segunda-feira, os protestos continuaram de forma massiva na capital financeira, Lagos, o que evidenca o cepticismo em relação à medida de dissolução da brigada anunciada pelo governo.

Para muitos, a resposta Buhari foi muito breve, tardia e prevista como insuficiente para acalmar os ânims dos jovens nigerianos que têm saído às ruas e que têm bloqueado as principais estradas de várias cidades de todo o país.

“Ainda estamos todos cá fora”, disse Olasunkanmi Amoo, 26, ao New York Times. “As pessoas estão muito cautelosas porque ele [o presidente] pode falar o que quiser, mas se não fizer nada, ainda estaremos aqui. Voltaremos amanhã. Não confiamos nele e não acreditamos nele. ”

A Brigada Especial Anti-Roubo foi criada em 1992 e encarregada de lidar com o problema dos crimes violentos em Lagos, com uma equipa de 15 membros de rosto coberto e que viajava em duas viaturas não identificadas. Os seus oficiais muitas vezes não usam uniformes nem crachás.

O anonimato foi considerado vital para enfrentar os gangues que abertamente aterrorizavam Lagos na época. Mas à medida que a unidade policial crescia, estabelecendo-se em todo o país, o anonimato abriu a porta para abusos, dificultando a identificação e denúncia de agentes desonestos e encorajando-os a agir com impunidade, dizem os críticos.

A unidade SARS é acusada de ter como alvo jovens que parecem bem vestidos, chantageando-os por dinheiro, torturando, abusando e até matando aqueles que resistem. A Amnistia Internacional afirma ter documentado mais de 82 casos de abusos e homicídios extrajudiciais cometidos por oficiais da SARS de janeiro de 2017 a maio deste ano.

Fonte: Bantumen

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor Lambe Bunda das Crentes, para elas coseguirem Casar

O mundo da religião está cada vez mais distante de ser um mundo onde a palavra de Deus é verdadeiramente seguida tal como encontramos nas escrituras, em parte que hoje vem acontecendo mostra que algumas igrejas estão mais interessadas em actos carnais e não espirituais. Essa imagem mostra um pastor na Angola, que convidou todas as crentes solteiras à praia para ajuda – las a ter marido, mas para isso todas elas tinham que ficar nuas deixadas na areia e com os rabos inclinados para cima. Todas elas fizeram o que o pastor pediu, e o pastor começou a lambe-las o bumbum um por um até terminar o trabalho que tem como objetivo ajudar as crentes solteiras a conseguiram marido, tudo aconteceu nesse último domingo (18). Segundo o site, essa foto é para chamar a atenção de todos aqueles que dizem ser crentes, para que não sejam tão burros em crer que um milagre de lambe bumbuns, vai te dar marido ou te dar a salvação, toma muito cuidado no que fazes quando vai a igreja, e defina sempre bem o que...

5 Séries africanas que deves assistir na Netflix

As políticas de diversidade da Netflix têm levado a um aumento exponencial do conteúdo negro na plataforma de streaming. A empresa de streaming mais poderosa do mundo está a expandir os seus serviços em África e a assinatura de contratos com personalidades como John Boyega ou Mo Abudu, para a realização de produções africanas exclusivas, é a prova disso. Em 2015, a empresa de streaming norte-americana pagou 12 milhões de dólares pela distribuição global de  Beasts of No Nation , estrelado por Idris Elba. No mesmo ano, a Netflix comprou sucessos de bilheteria nigerianos como 1 de Outubro e  Fifty , que marcaram o início da distribuição de conteúdo nigeriano na sua plataforma. O primeiro país africano a ter a sua própria série original da Netflix foi a África do Sul, em 2019, com o programa  Shadow . Com o objetivo de chegar a um mercado com mais de um bilhão de pessoas, a Netflix encomendou, por exemplo, produções locais na Zâmbia, África do Sul e ...

Líder Judeu diz porquê a Economia Áfricana não Cresce

Verdades inconvenientes sobre África na perspectiva de um Judeu. Caros irmãos Africanos por favor leiam este texto até ao fim. É uma entrevista de um líder Judeu acerca das sociedades negras. Jornalista :Porque que as sociedades dos negros tem uma Economia muito atrasada? Líder Judeu :A única coisa que os negros compreendem é o Consumo. Os negros não entendem a importância de criar e construir riqueza. A regra fundamental é manter o seu dinheiro dentro do seu grupo racial. Nós judeus construímos o negócio judaico, contratámos judeus, compramos e gastamos produtos judaicos. Não há nada de errado com isso, mas é uma regra básica que os negros não compreendem e nem seguem; "Eles matam seus companheiros negros diariamente em vez de querer ver seu companheiro preto bem sucedido" 93% dos negros mortos nos Estados Unidos e na África foram mortos por negros. Os líderes negros roubam o seu próprio povo e enviam o dinheiro para seus colonizadores e depois o tais colono usam o mesmo din...